quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Conclusão

Fazer este blog foi muito importante pra gente, pois tivemos o privilégio de fazer uma pesquisa de uma forma bem mais interativa e interessante, foi simples aprender essa parte da história elaborando um blog. Além disso aprendemos a fazer um blog que é uma ferramenta à mais em nossa educação!Podemos assim também mostrar a todos os internautas que gostam de história, uma página onde temos textos curtos e abjetivos e imagens interessantes sobre o assunto.

A eleição de Barack Obama


Quando pensamos na formação dos Estados Unidos logo já vem à cabeça os seus representantes. O Destino Manifesto é uma crença de que os Estados Unidos é eleito por Deus para comandar o mundo, isso é apenas uma crença, é claro que os EUA é um dos países mais ricos e poderosos do mundo, pode até ser que um dia essa crença se torne realidade. Mas uma coisa que está totalmente ligada a isso é a eleição de Barack Obama que aconteceu neste ano de 2008, foi uma surpresa pra todo mundo pelo fato de ser primeiro presidente negro, ainda mais em um país de primeiro mundo. Achavamos que isso estava longe de acontecer, mas finalmente aconteceu agora só nos basta aguardar e ver no que vai dar.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Expamsão Faroeste e a doutrina do destino manifesto


A expansão faroeste, velho oeste, Oeste selvagem ou faroeste (em língua inglesa: old west, wild west ou far west), são os termos com que se denomina popularmente o período e episódios históricos que tiveram lugar no século XIX durante a expansão da fronteira dos Estados Unidos da América para a costa Oceano Pacífico. Embora a colonização do território tenha começado no século XVI com a chegada dos europeus, o objetivo de alcançar a costa oeste deveu-se principalmente à iniciativa governamental do presidente Thomas Jefferson, depois da Compra da Luisiana em 1803. A expansão da fronteira foi considerada como uma oportunidade de riqueza e progresso.

Já a doutrina do destino manifesto retomava, assim, a antiga idéia calvinista do "chamamento divino", segundo a qual Deus concederia aos seus "eleitos" a sabedoria para o conhecimento de sua palavra, premiando-os na própria vida terrena com a riqueza e o triunfo material.

Mapa atual dos Estados Unidos


formação dos Estados Unidos


O nome ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA surgiu em 1776, quando do 2° Congresso Continental da Filadélfia, onde se reuniram representantes das 13 colônias inglesas na América do Norte, que fizeram a opção pelo separatismo frente a metrópole e ao mesmo tempo resolveram promover a união das colônias (que se tornavam Estados livres) na América.Vale lembrar que as colônias eram independentes entre si, cada uma possuía seu governador e suas próprias leis.Ë interessante reparar portanto que os EUA eram um pequeno país, a soma das treze colônias, que ocupava a faixa do litoral Atlântico.

Anarco - sindicalismo


Anarco-sindicalismo é a forma anarquista do sindicalismo. Anarco-sindicalistas acreditam que os sindicatos podem ser utilizados como instrumentos para mudar a sociedade, substituindo o capitalismo e o Estado por uma nova sociedade democraticamente autogerida pelos trabalhadores.
Seus princípios básicos são:
a solidariedade operária
a ação direta
a autogestão

Anarquismo


Anarquismo é uma palavra que deriva da raiz grega αναρχία — an (não, sem) e archê (governador) — e que designa um termo amplo que abrange desde teorias políticas a movimentos sociais que advogam a abolição do capitalismo e do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força. Exemplificando, Anarquismo é a teoria libertária baseada na ausência do Estado. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita [1], defendendo tipos de organizações horizontais e libertárias.

Socialismo científico


O socialismo científico iniciou-se no século XIX, por Karl Marx e Friedrich Engels, o qual foi chamado de socialismo marxista. Rompeu com os socialistas "Utópicos", porque não apresentava na prática como combater o capitalismo, mas reconheceram a importância e aproveitaram a análise crítica da realidade política e econômica de toda a história das sociedades e do capitalismo.

Socialismo utópico


O Socialismo Utópico foi o socialismo defendido pelos autores Saint-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc e Robert Owen por seus opositores marxistas (os quais, por oposição, se autodenominavam socialistas "científicos"), e vem do fato de seus teóricos exporem os princípios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcançá-la. O nome vem da obra Utopia (livro) de Thomas More (1478-1535).

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Características das idéias socialistas

Dentro das idéias socialistas existem várias características citaremos algumas:

- Mudanças de modos de vida ( exemplo,exudo rural descontrolado)

-Crises políticas e conflitos economicos entre os diferentes países europeus

-Crescimento das classes trabalhadoras acompanhado da intemificação do processo de exploração do trabalho (jornada de até 20 horas por dia baixo salário uso do trabalho infantil enfim.

- prostituição, crimes, acoolismo, alto indice de mortalidade,etc

História geral: Comentário do Filme

http://br.youtube.com/watch?v=5qkmo-JIrsA

Comentário do Filme

O filme V de vingança é um filme que fala sobre a opreção e a luta pelos direitos, é muito interessante porque nele aparece um personagem com sede de vingança fazendo a sua própria justiça para as pessoas que fizeram mal à ele no passado!!!!
Se quiser clique no link para ver o trailer do filme:

http://br.youtube.com/watch?v=5qkmo-JIrsA

Filme V de vingança


Ficha Técnica
Título Original: V for Vendetta
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 132 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Alemanha): 2006
Site Oficial: www.vdevinganca.com.br
Estúdio: Warner Bros. / Silver Pictures / Anarchos Productions Inc. / Virtual Studios
Distribuição: Warner Bros.
Direção: James McTeigue
Roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski, baseado nos personagens criados por David Lloyd e Alan Moore
Produção: Grant Hill, Joel Silver, Andy Wachowski e Larry Wachowski
Música: Dario Marianelli
Fotografia: Adrian Biddle
Desenho de Produção: Owen Paterson
Direção de Arte: Marco Bittner Rosser, Stephan O. Gessler, Sarah Horton e Sebastian T. Krawinkel
Figurino: Sammy Sheldon
Edição: Martin Walsh
Efeitos Especiais: Baseblack / Cinesite Ltd. / Double Negative

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Folha São Paulo: "Trabalho e desemprego" O Brasil é prata no ranking do desmprego mundial



Por pouco o Brasil não assegura mais uma medalha de ouro em suas conquistas. A situação periclitante do emprego garantiu ao país o segundo lugar no ranking mundial do desemprego em números absolutos, com 11,454 milhões de pessoas sem trabalho em 2000. Perde apenas para a Índia, que tem 41,344 milhões de desempregados.

Enquanto isso, o próprio tucanato troca acusações. Segundo o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, a culpa por toda essa situação é da políticas econômicas do governo de Fernando Henrique Cardoso e dos altos juros do mercado. Afinal, é justamente esse juro que, somado à queda da renda, impedem o crescimento econômico brasileiro. Resultado: queda no Produto Interno Bruto (PIB) e mais desemprego.
Cabe aqui lembrar, que, no mês de abril o desemprego bateu recorde, passando para 20,4% da População Economicamente Ativa (PEA). Como disse o colunista José Simão, do jornal Folha de S. Paulo, "trabalho no Brasil , só se for de macumba".

A Revolução Industrial e suas mudanças


A Revolução Industrial teve início no (século XVIII), na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias.Com isso veio o crescimento da população, que trouxemaior demandade produtos e mercadorias.Sem conta que foi a Inglaterra o país em que saiu na frente no (séculoXVIII),pois a Inglaterra era o país que mais tinha reservas de carvão em subsolo,ou seja na quela época era a principal fonte de energia.Como se ja bastace os InglesesPossuíam grandes reservas de minério de ferro a materia prima mais utiliza nesse periodo.A abundância em mão de obra,pois avia uma lei de (Cercamentos de terras).A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas,comprar materia-prima e maquinas e tambem comtratar grandes numeros de empregados.
Com isso vem a insatisfação de impregados pois a cada dia as mines industrias iam crescendo cada vez mais,e assim começaram a aparecer o desemprego,gerando as primeiras confusões.
Veja a pesquisa abaixo:

A Burguesia


A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, jóias, etc) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico. Desprezados pelos nobres e pelos artesãos, estes burgueses eram herdeiros da classe medieval dos vilões e, por falta de alternativas, dedicaram-se ao comércio.

A era moderna


A era moderna foi um período da história do ocidente, era um período de trasnsição por excelência. seu início foi feito pelos historiadores franceses.
O Renascimento foi um período acorrido no fim do séc XIII e medos do séc XII, nesse período houvi diversas transformações da vida humana no final da idade média e o início da idade moderna.
A revolução francesa foi um conjunto de acontecimentos entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799 onde alteraram o quadro político social da frança.

O que é História


A história é uma disciplina que estuda a história humana e as suas mudanças através de textos, filmes, imagens, etc que falam sobre os principais fatos ocorridos no passado.

Nosso Blog


O nosso objetivo é mostrar para todos a história em geral, com textos curtos e abjetivos, imagens diversas e claras, levando informações de uma era passada.